“Bico de papagaio” é um termo coloquial usado para se referir à aparência dos crescimentos ósseos que podem se formar nas vértebras, que se assemelham ao bico de um papagaio. O nome científico deles é: osteófito.
Os osteófitos da coluna vertebral são uma condição degenerativa comum das articulações da coluna, que ocorre principalmente devido ao desgaste e envelhecimento natural das articulações. Ela pode afetar qualquer parte da coluna vertebral, incluindo as vértebras cervicais (pescoço), torácicas (meio das costas) e lombares (parte inferior das costas). Geralmente os osteófitos são assintomáticos, mas podemos citar algumas condições onde ele pode aparecer com mais frequência. Muitas pessoas que apresentam certa rigidez corporal, falta de mobilidade e flexibilidade, tendem a apresentar mais “compensações” com o tempo, dentre elas o bico de papagaio, que nada mais é que um crescimento ósseo, que é a possibilidade que o corpo tem para melhorar a estabilidade articular. Os osteófitos, ou crescimentos ósseos, podem se formar nas bordas das vértebras e podem ser visíveis em radiografias. Esses osteófitos são o que muitas vezes lembram o “bico de papagaio”. Em alguns casos avançados, os osteófitos junto com outras alterações na coluna vertebral podem comprimir os nervos espinhais, causando sintomas como dormência, formigamento e fraqueza nas áreas afetadas.
O tratamento da coluna vertebral geralmente envolve abordagens para aliviar a dor e melhorar a função. Isso pode incluir o desenvolvimento de bons hábitos como praticar uma atividade física diária, ter boa alimentação e ingesta de água, dormir bem, procurar um fisioterapeuta que possa te orientar quanto a dúvidas e também planejar o seu tratamento de maneira específica e personalizada.