Ombro Congelado/Capsulite Adesiva

Compartilhe este post

O ombro congelado, também conhecido como capsulite adesiva, é uma condição dolorosa e debilitante que afeta a articulação do ombro. Caracteriza-se por uma inflamação e espessamento da cápsula articular, levando à diminuição da amplitude de movimento e rigidez no ombro afetado. O tratamento do ombro congelado geralmente envolve uma abordagem multifacetada, que pode incluir:

  1. Medicação: Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) podem ser prescritos para ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
  2. Fisioterapia: Exercícios de alongamento e fortalecimento para melhorar a amplitude de movimento e a função do ombro. A terapia manual também pode ser usada para ajudar a soltar a cápsula articular e reduzir a rigidez, aliada muitas vezes a eletroterapia com recursos analgésicos e antiinflamatórios, alem do uso da fotobiomodulaçao com mantas de LED.
  3. Injeções de corticosteroides: Em alguns casos, injeções de corticosteroides diretamente na articulação do ombro podem ser recomendadas para reduzir a inflamação e aliviar a dor, contribuindo também para evolução na reabilitação.
  4. Manipulação sob anestesia: Em casos graves e persistentes de ombro congelado, a manipulação sob anestesia pode ser considerada. Isso envolve manipular o ombro enquanto o paciente está sob anestesia geral para quebrar aderências e restaurar a amplitude de movimento.
  5. Cirurgia: Em casos raros em que outras formas de tratamento não foram eficazes, a cirurgia pode ser necessária para liberar aderências e melhorar a mobilidade do ombro, porém essa conduta é a ultima escolha.

É importante seguir as recomendações do seu médico e fisioterapeuta para garantir o melhor resultado possível. O tratamento pode variar dependendo da gravidade e da progressão da condição, bem como das necessidades individuais do paciente, mas a história natural da disfunção pode chegar a até 2 anos. Por isso é tão importante seguir toda recomendação sobre o tratamento, principalmente os exercícios orientados.

Veja também